

PROCESSO DE PRODUÇÃO
1. Escolha do barro certo
O oleiro usa o barro adequado para cada tipo de vaso. Existem cerca de 200 tipos de barro: o mais forte, o mais frágil, com mais ou menos liga, etc. O oleiro sabe qual o tipo para cada finalidade.
2. Purificação do barro
Nesta fase, o oleiro prepara o barro retirando todas as impurezas que vêm misturadas, como raízes, pedras, madeiras, etc.
3. Preparo e armazenamento do barro
Após a limpeza, é feita uma mistura do barro com água. Essa argila é levada para “curar” em lonas, é durante esse descanso que a água se espalha, tornando a argila maleável, evitando as rachaduras. Essa mistura fica descansando por dias. Isso impacta a qualidade da peça que será fabricada.
4. O barro deve ser amassado
O oleiro deve bater e amassar o barro para retirar todas as bolhas de ar e deixá-lo macio, pois caso tenha alguma bolha o vaso pode estourar ao entrar no forno, comprometendo toda a peça.
5. Modelagem da peça
O oleiro dá forma ao barro começando a moldar e fazer a forma que deseja, nessa etapa onde o oleiro trabalha em todos os detalhes da peça.
6. A peça é queimada
A peça de barro precisa passar 48h no fogo. O fogo retira o mau cheiro, pois o calor da fornalha faz um processo de purificação, tornando a peça resistente. A peça só passa a ter valor depois que passa por este último estágio que é a queima.