PROCESSO DE PRODUÇÃO

1. Escolha do barro certo

O oleiro usa o barro adequado para cada tipo de vaso. Existem cerca de 200 tipos de barro: o mais forte, o mais frágil, com mais ou menos liga, etc. O oleiro sabe qual o tipo para cada finalidade.

 

2. Purificação do barro

Nesta fase, o oleiro prepara o barro retirando todas as impurezas que vêm misturadas, como raízes, pedras, madeiras, etc.

 

3. Preparo e armazenamento do barro

Após a limpeza, é feita uma mistura do barro com água. Essa argila é levada para “curar” em lonas, é durante esse descanso que a água se espalha, tornando a argila maleável, evitando as rachaduras. Essa mistura fica descansando por dias. Isso impacta a qualidade da peça que será fabricada.

4. O barro deve ser amassado

O oleiro deve bater e amassar o barro para retirar todas as bolhas de ar e deixá-lo macio, pois caso tenha alguma bolha o vaso pode estourar ao entrar no forno, comprometendo toda a peça.

 

5. Modelagem da peça

O oleiro dá forma ao barro começando a moldar e fazer a forma que deseja, nessa etapa onde o oleiro trabalha em todos os detalhes da peça.

 

6. A peça é queimada

A peça de barro precisa passar 48h no fogo. O fogo retira o mau cheiro, pois o calor da fornalha faz um processo de purificação, tornando a peça resistente. A peça só passa a ter valor depois que passa por este último estágio que é a queima.

DSC09764
press to zoom
DSC09839
press to zoom
DSC09916
press to zoom
DSC09866
press to zoom
DSC09869
press to zoom
DSC09906
press to zoom
DSC09891
press to zoom
DSC09880
press to zoom
IMG_0016
press to zoom
1/1